Mineradores chineses de Bitcoin Hesitant to Trade. Caso contrário, são negócios como de costume

As autoridades chinesas têm se tornado mais vigilantes em seus esforços contra a lavagem de dinheiro. Mas isto não pôs ninguém fora do negócio.

  • As moedas criptográficas estão sendo negociadas atualmente com um desconto de 2% a 3% na China.
  • Os mineiros e comerciantes de bitcoin hesitam em usar plataformas OTC porque temem que suas contas sejam congeladas pelo governo.
  • No entanto, fontes confirmaram que a repressão não está relacionada à criptografia e não afetou os negócios na China.

Este ano, vários balcões OTC chineses, mineiros e comerciantes foram apanhados em uma repressão governamental em larga escala, aumentando o medo, a incerteza e a dúvida de que esta seja a principal causa do aumento de preços da Bitcoin.

O FUD chinês do Bitcoin

Thomas Heller, um especialista em mineração Bitcoin da HASHR8, disse à Crypto Briefing:

„Sempre houve ocasiões em que, por motivos de lavagem de dinheiro, os bancos ficavam de olho nestes tipos de transferências BTC. Mas, particularmente nos últimos quatro a seis meses, tem sido muito mais freqüente“.

Um relatório de pesquisa feito por uma fonte de mídia chinesa, Wu Colin, ganhou manchetes, apontando que 74% dos mineiros estão reclamando que „o pagamento das contas de eletricidade foi muito afetado“.

Após o governo chinês ter proibido as trocas de criptografia em 2017, os mineiros e comerciantes confiaram nas mesas de OTC ou plataformas peer-to-peer para trocar criptografia e fiat. Uma repressão das mesas paralisaria assim a indústria de criptografia no país.

Com os mineiros incapazes de vender Bitcoin e pagar suas utilidades, os comentaristas indicaram que a ascensão da BTC tem sido artificial. Assim que os reguladores reabrirem, o preço vai inevitavelmente cair.

Pelo menos, esta tem sido a tese aceita

De fato, a indústria de criptografia na China está enfrentando um infeliz revés regulatório. Por exemplo, um dólar está sendo negociado a 6,60 CNY, mas o maior comprador na plataforma P2P da OKEx é por 6,41 CNY. A Heller confirmou que as conversões USDT/RMB estão ocorrendo com um desconto de 1% a3%. Ele acrescentou:

„As pessoas estão hesitantes em usar plataformas OTC na China. Elas não querem correr o risco de ter sua conta congelada“. E há várias pessoas que eu conheço que tiveram sua conta congelada“.

Mas isto não parou os negócios no país, como Colin indicou. Ao invés disso, o governo tornou „mais desafiador para os clientes a troca de criptografia“.

Matthew Graham, o CEO da Sino Global Capital, disse à Crypto Briefing via correspondência que os sentimentos gerais do mercado não são afetados na China. O foco dos reguladores é mais para „fiat on/off-ramp e lavagem de dinheiro“, em vez de criptográfico.

O co-fundador da 8btc, uma comunidade Bitcoin e Blockchain na China e da Red Li, confirmou a afirmação acima. Ele escreveu para Crypto Briefing:

„A repressão está no Tele-scam, que lava dinheiro através do mercado OTC criptográfico, não do mercado OTC criptográfico“.

Dados On-Chain Confirma „Sem Efeitos“ dos mineiros

As vazões dos mineiros de bitcoin diminuíram desde maio. O sistema métrico mede a retirada diária do Bitcoin das piscinas de mineração. A repressão regulatória pode ter desempenhado um papel na queda.

Mas o evento Bitcoin de redução pela metade também desempenhou um papel significativo na redução dos fluxos de saída. Os fluxos de saída dos mineiros têm sido consistentes nos últimos seis meses e também registraram picos, sugerindo retiradas mais significativas em alguns dias. A taxa de haxixe da rede também aumentou significativamente.

O crescimento constante da indústria do lado da oferta aponta para a manutenção dos negócios como de costume na China. Além disso, o argumento de que os mineiros podem causar uma desvantagem significativa é fundamentalmente falho, pois o mercado cresceu.

O fluxo médio diário de Bitcoin para as trocas desde a redução pela metade é de 45.000 BTC. Ao mesmo tempo, as vazões diárias dos mineiros variam de 1.200 a 2.000 Bitcoin. De acordo com o analista da cadeia Willy Woo, os mineiros estão vendendo a uma taxa de 264 BTC por dia, e os compradores estão rapidamente absorvendo isto.

Lucas Nuzzi, um analista de pesquisa da Coinmetrics, também inferiu a partir de dados da cadeia que:

„No volume atual (bilhões de dólares), é pouco provável que os mineiros desempenhem um papel tão significativo na liquidez, já que seu pagamento diário raramente ultrapassa 20 milhões de dólares“.

Concluindo, Nuzzi disse que „outros fatores, como uma maior participação institucional e preocupações macroeconômicas, são mais provavelmente os culpados“ por trás da última corrida de touro Bitcoin do que os mineiros chineses presos em um aperto.